Hydrozoa
A classe dos hidrozoários possui inúmeros representantes, além da hidra. Todos os demais componentes dessa classe são marinhos. Dentre eles, podemos citar como exemplo a Obelia e a caravela Physalia, este um indivíduo colonial muito comum nos mares tropicais e temperados.

Hydra
Reprodução Assexuada
Formam-se "brotos" em determinadas regioes do corpo do animal que pode se manter unido a forma parental, foramdo colonias, ou se destacar e aprentar vida independente

As caravelas formam colonias heteromórficas e elas são compostas por vários indivíduos diferentes, cada cada qual especializado em uma função, eles são ligados uns aos outros de tal forma que não podem viver separados.

Popólis: É o responsável pelo grupo
e possuem tentáculos com células urticantes.
Dactilozoóides: São os que cuidam da alimentação
Gastrozooide: Ele possuem a abertura da boca em um sistema digestório bastante rudimentar.
Aqueles que são responsáveis por produzir gametas e participar da reprodução são:
Gonozooides e os pneumatóforos: que são cheios de ar e flutuam, eles não se movimentam são levados pela corrente e carregam todos da colonia juntos.

Os reprodutores geram medusas por brotamento. Essas, de pequeno tamanho, produzem gametas que se encontram na água (fecundação externa). Forma-se o zigoto, ocorre o desenvolvimento embrionário e surge uma larva ciliada, a plânula, que constitui uma importante forma de dispersão da espécie. Fixando-se a um substrato apropriado, a larva transforma-se em um novo pólipo, que acaba gerando novo polipeiro.

Caravela Portuguesa
Explicação por ilustração