Cnidarios
Os filo dos cnidários estão entre os mais antigos do Reino Animal. Seus representantes são as medusas, também conhecidas como águas vivas, anêmonas corais e hidras. Eles também podem ser chamados de celenterados, são organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha.
Características Gerais
O habitat principal dos cnidários é o ambiente marinho de águas tropicais rasas. Poucas espécies vivem em água doce. Sendo nenhuma terrestre
Os cnidários apresentam um tipo específico de célula em seus tentáculos, o cnidócito.
Essas células lançam o nematocisto, uma espécie de cápsula que contém um filamento com espinhos e um líquido urticante.
O nematocisto é responsável por injetar substâncias tóxicas que auxiliam na captura de presa e na defesa. Podendo causar queimaduras em humanos.
Os cnidários apresentam dois tipos morfológicos, as medusas e os pólipos. Algumas espécies podem apresentar as duas formas em diferentes períodos da vida.
Pólipo e Medusa
Pólipo e medusa são as duas formas que podem ser encontradas no ciclo de vida de um Cnidário. Um pólipo basicamente é um saco, que normalmente se fixa pelo fundo (na base) que é oposto à boca. Esta, está rodeada por tentáculos e é a única abertura de comunicação entre o exterior e o interior do saco, a cavidade gastrovascular local onde ocorre parte da digestão - digestão extracelular.
Se virarmos o saco com o fundo para cima e o achatarmos um pouco temos aproximadamente a forma de medusa. Agora a boca e os seus tentáculos estão virados para baixo. Esta é uma forma móvel.
Alimentação

O tipo de tecidos que vamos encontrar nestas duas formas estruturais, pólipo e medusa, é o mesmo ou seja:
Epiderme: Assegurando o revestimento exterior
Gastroderme: A revestir a cavidade gastrovascular, separadas por mesogleia. Mais espessa na forma de medusa.
A alimentação é feita através dos tentáculos, que capturam e encaminham para a boca os animais e plâncton. Movimentos da parede do corpo e dos flagelos das células digestivas permitem a mistura das secreções digestivas, liquefazendo as partes moles do alimento. As células digestivas recolhem, então, as pequenas partículas com a ajuda de pseudópodes, terminando a digestão intracelularmente. Eles apresentam sistema digestório incompleto, eles não apresentam ânus.
Respiração
Os cnidários não possuem sistema respiratório. As trocas gasosas ocorrem diretamente entre cada célula e o meio, através de difusão.
Sistema Nervoso
As células nervosas estão em contato direto com os prolongamentos das células sensitivas e com as fibras contráteis das células epitélio-musculares. Deste modo, há a formação de um mecanismo sensitivo-neuromotor, sendo que as células sensitivas recebem estímulos, as células nervosas levam os impulsos e as fibras contráteis respondem com a contração e os movimentos do corpo.
Reprodução

Tipo de reprodução assexuada:
Brotamento
O indivíduo forma brotos que se separam do corpo do genitor e passam a ter vida independente, originando um novo ser.
Comum em bactérias, fungos, poríferos e cnidários.
Os cnidários podem apresentar reprodução assexuada e sexuada.
*Reprodução assexuada
A reprodução assexuada é a que ocorre sem a participação de gametas, ou seja, não há mistura de material genético.
Nesse processo, uma célula ou um grupo delas se desprendem do corpo de um ser vivo e dão origem a um novo indivíduo.
Na reprodução assexuada, os indivíduos formados são geneticamente idênticos entre si, "clones".
Quando comparada com a reprodução sexuada, a forma assexuada é mais simples e rápida.

Reprodução sexuada
A hidra é hermafrodita. Alguns testículos e apenas um ovário são formados, principalmente em épocas desfavoráveis do ano, a partir de células indiferenciadas existentes no corpo.

A reprodução sexuada é possível graças a existência de cnidários dióicos "sexos separados "ou monóicos "hermafroditas". Nesse tipo de reprodução, há formação de gametas masculinos e femininos. O macho libera seus espermatozoides na água, os quais fecundam o óvulo feminino, presente na superfície corporal.
Porém, o mais comum é os gametas se encontrarem na água, ocorrendo a fecundação externa. O zigoto se desenvolve e não existe fase larval.
Alguns cnidários podem apresentar alternância de gerações. Eles apresentam uma fase de pólipo, em que apresentam reprodução assexuada e outra fase de medusa, com reprodução sexuada.